O cenário econômico instável faz com que as empresas revejam o seu planejamento constantemente considerando as tendências de mercado e a criação de uma Holding Familiar pode te ajudar!
A capacidade de adaptação rápida a novos cenários é fundamental para o sucesso do negócio.
Neste cenário, a Holding familiar é uma ferramenta essencial para realização do planejamento patrimonial e sucessório da empresa.
A Holding familiar garante segurança jurídica e a preservação do patrimônio empresarial. Quer saber mais? Continue a leitura!
Entenda a importância da Holding Familiar
A Holding Familiar é um caminho alternativo ao processo judicial de inventário, que costuma ser mais demorado e muito custoso para os envolvidos.
Esta alternativa consiste na criação de uma pessoa jurídica composta por pessoas da mesma família para administrar o patrimônio da empresa.
Trata-se de uma alternativa ao processo judicial de inventário, o qual tem diversas desvantagens.
Você sabia que a primeira desvantagem é o custo do processo de inventário, que envolve gastos necessários para a manutenção dos bens e são suportados pelas partes?
Além disso, há ainda os gastos com impostos, custas judiciais e honorários de advogados.
Por esta razão, este instituto é vantajoso, pois representa redução de tempo e custos, podendo ser realizada extrajudicialmente.
Em caso de falecimento, a transferência de bens é definida em vida, considerando a herança legítima, que corresponde a 50% do patrimônio total.
Vale ressaltar que os outros 50% podem ser objeto de testamento, cujo objetivo é distribuir o patrimônio, conforme a vontade do testador.
Lembre-se que o testamento pode ser público, lavrado em cartório ou privado, quando elaborado por um advogado, por exemplo.
O elemento facilitador é o fato de bens móveis e imóveis passarem a ser de propriedade da Holding e os sócios passam a ser acionistas ou quotistas.
Assim sendo, essa é uma forma eficiente e segura de determinar como o patrimônio será administrado.
Outra vantagem está na declaração de imposto de renda, pois, os bens não permanecem em nome da pessoa física.
Conclusão
A grande vantagem da Holding familiar é proteger a atividade empresarial e o patrimônio, garantindo ainda que a empresa permaneça em atividade normalmente.
A Holding familiar evita disputas entre herdeiros, pois a forma de transferência dos bens já é definida previamente, com custos menores e sem necessidade de processo judicial de inventário.
Gostou de saber mais sobre Holding Familiar? Compartilhe essas informações e acesse nosso site para estar por dentro das novidades.