fbpx

5 vantagens da advocacia preventiva para uma empresa

É natural que o advogado seja consultado apenas após instalar-se problema e não de maneira preventiva. No entanto, a advocacia preventiva, prestada de maneira continuada, tem sido cada vez mais presente, principalmente em relação às empresas.

As vantagens da advocacia preventiva são os benefícios proporcionados para as empresas, entre os quais citamos:

Diminuição de riscos jurídicos

Ao contratar a prestação continuada de uma assessoria jurídica uma empresa diminui consideravelmente os riscos jurídicos aos quais está sujeita, uma vez que contará com profissional que lhe aconselhe acerca de medidas a serem tomadas para redução de demandas.

Assistência na elaboração e análise de contratos

É de suma importância para uma empresa que sempre tenham seus contratos elaborados por um advogado que possua conhecimento das normas relativas ao negócio e ainda das formalidades exigidas do documento. Um contrato mal redigido pode levar até mesmo à sua invalidade, causando a impossibilidade de ingresso de ação judicial para exigência do cumprimento de obrigação, caso se faça necessário.

O auxílio é importante, ainda, quando a empresa está contratando um serviço e necessita da análise do contrato, que muitas vezes possui linguagem não acessível, de difícil compreensão. É comum, nestes casos, que contratos sejam assinados sem que o contratante tenha compreendido totalmente suas cláusulas, o que pode levar a prejuízo futuro considerável.

Diminuição de custos

Embora a contratação de assessoria jurídica traga custos à empresa, certamente estes estarão justificados com a prestação do serviço, uma vez que a atuação de um advogado trará ainda a redução de custos, já que a empresa diminuirá seus gastos com outras despesas, como possível prejuízo que teria com a contratação de serviço sem a análise dos riscos ou com condenação por descumprimento de lei.

A advocacia preventiva possui papel relevante no aconselhamento acerca de medidas a serem tomadas pela empresa com o fim de estar sempre em conformidade com a legislação. E possível reduzir custos limitando a contribuição de terceiros que a empresa necessita pagar.

Além disso, a empresa que conta com assessoria jurídica reduz os riscos de cometer ilegalidades que denigram a sua imagem diante de seus clientes e credores.

Adequações às normas trabalhistas

A área trabalhista se apresenta como uma das áreas nas quais as empresas são mais demandadas, sendo que grande parte do contingente de ações é gerada pela falta de orientação do empregador por advogado. Muitas vezes o descumprimento de direito do funcionário pode gerar até mesmo a condenação da empresa no pagamento de dano moral, além do ressarcimento material. Os custos são reduzidos ao passo que a orientação levará ao cumprimento dos deveres da empresa para com seus empregados, o que tende a gerar até mesmo o aumento da produtividade destes.

Produzimos uma lista de 5 dicas para evitar ações trabalhistas, nela você pode conferir as ações que mais causam danos as empresas.

Desenvolvimento da empresa

Evidente que diante de todos os benefícios oferecidos pela advocacia preventiva elencados a empresa contará com crescimento de seu negócio, uma vez que será menos demandada e ainda conservará sua imagem. Dessa forma, as empresas devem se valer de assessoria jurídica com o fim de que esta lhe preste orientações que lhe proporcionarão segurança e, consequentemente, desenvolvimento.

Compartilhe isto

Facebook
LinkedIn
Twitter
Email
WhatsApp

Posts Recentes

Relacionados

Sobre o autor