O mundo corporativo está passando por grandes transformações e a Gestão Trabalhista é um dos principais gargalos no Brasil.
Todos sabemos que a gestão do capital humano influencia diretamente no resultado da organização.
Por esse motivo, existe uma forte tendência no ambiente corporativo de manter o foco nas pessoas.
O grande desafio é lidar com uma legislação trabalhista que não acompanha as transformações do mundo moderno e ainda assim manter as pessoas motivadas e produtivas.
O capitalismo consciente também é uma tendência mundial, resultado de uma mudança da cultura corporativa, que passou a investir no bom relacionamento com seus colaboradores.
As empresas modernas buscam harmonizar seus interesses com os dos seus colaboradores, pois constatou-se que quando se eleva o nível de bem-estar, os lucros também são maximizados.
A valorização do colaborador faz com que ele valorize o cliente e o resultado dessa cadeia é a construção de relações mais saudáveis e melhora do clima organizacional.
Neste cenário, podemos citar ainda o conceito de “RH Humanizado”. Trata-se de um conceito novo, voltado para a humanização das relações de trabalho.
A pandemia impactou profundamente empresas, fazendo com que o conceito de humanização das relações e adaptação à transformação digital passassem a ser fatores essenciais para a sobrevivência do negócio.
Gestão Trabalhista em tempos de Transformação Digital
A transformação digital mudou completamente a gestão do capital humano, tornando ainda maior a necessidade de manter o foco nas pessoas.
Com a pandemia muitas equipes passaram a trabalhar remotamente, o que trouxe desafios para o gestor para manter a comunicação fluida e o bom desempenho do time.
É papel do gestor reforçar constantemente os valores e a visão da organização mesmo à distância.
O papel dos líderes neste engajamento do capital humano é relevante, pois a boa comunicação entre os gestores e subordinados é essencial, além de buscar soluções de Human Capital Management – HCM.
Em outras palavras, é preciso investir no desenvolvimento e engajamento das pessoas inseridas no ambiente corporativo, pois disso depende o futuro da sua empresa.
A mudança de mentalidade maximiza as chances de sucesso empresarial e as pessoas precisam ser o foco da gestão.
Isso significa que os gestores devem direcionar seu esforço para o que mais importa: a atração e retenção de talentos e a satisfação dos colaboradores com o clima organizacional.
Por esse motivo, a equipe deve ser constantemente incentivada por uma liderança engajada que compreende todas essas transformações.
Essa preocupação é chamada de Employee Experience, que envolve identificar o que é importante dentro do seu negócio e quais processos mais impactam os colaboradores.
Conclusão
Diante deste cenário, a empresa deve adotar políticas e procedimentos internos que contribuam para a organização dos processos e conscientização dos colaboradores desde o momento o seu ingresso na empresa.
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