fbpx

Você que nesse tempo de pandemia decidiu montar uma empresa ou quer criar um departamento jurídico dentro da sua empresa, esse artigo vai ensinar como proceder, o que deve ser feito.

  1. Construindo o jurídico de uma empresa

De forma geral, o departamento jurídico tem como objetivo alinhar as operações da empresa, com dispositivos legais, de forma que a organização siga a lei, permitindo o desenvolvimento pleno.

O advogado também auxilia na criação estratégica da empresa, então para isso o advogado precisa assumir o papel de gestor executivo, ou seja, deve ter uma visão ampliada e global sobre tudo o que acontece naquele ambiente atuando de forma preventiva e ostensiva nas diversas situações;

  1. Atribuições do departamento jurídico

O departamento jurídico dentro da empresa está integrado a todas as áreas, com o objetivo de desenvolvimento e cumprir metas.

Quais as atribuições do setor jurídico?

  • Propor meios de conciliação e acordos em demanda
  • Defender a empresa em processo de caráter administrativo
  • Representar a empresa diante de órgãos de administração
  • Atuar em ações judiciais nas diversas esferas jurídicas
  • Acompanhar o desenrolar dos processos judiciais e administrativos que sejam de interesse da empresa
  • Realizar consultoria e assessoria sobre determinadas questões
  1. Responsabilidades

Contar com uma equipe de advogados de forma permanente é uma forma de garantir que todas as operações da empresa estejam em ordem. Desde o início de qualquer nova alteração, seja: física , contratual ou mesmo no desenvolver de novas técnicas ou habilidades o setor jurídico atua de forma preventiva para que estes novos projetos ou situações tenham um resultado de excelência . Esse setor é responsável por resolver conflitos do dia a dia da empresa, ajustando atividades que podem acarretar prejuízos e possíveis ações judiciais.

  1. Benefícios

Tendo o controle de atividades desenvolvidas diariamente ,apresentação de um plano estratégico periódico e havendo confiança , ter um setor jurídico pode causar um impacto muito positivo dentro da sua empresa, levando ao bom desempenho e produtividade.

Redução de despesas

Através de um planejamento estratégico preventivo o setor jurídico da empresa pode realizar vistorias nos diversos setores, como também análise de valores financeiros possibilitando uma redução de despesas através de um planejamento tributário, eficiente e definido, com a redução de tributos e pagamentos desnecessários, como cobranças de contribuições e demais impostos que não tem previsão legal.

No âmbito trabalhista a atuação desde a contratação até a finalização do vínculo empregatício de forma adequada;

No âmbito previdenciário o preenchimento de requerimentos dos colaboradores de forma correta com o órgão competente a fim de evitar transtornos futuros .

Na esfera cível ,a organização contratual nas diversas negociações financeiras evitando desentendimentos futuros , negociações escusas, ou entendimentos contraditórios.

Compartilhe isto

Facebook
LinkedIn
Twitter
Email
WhatsApp

Posts Recentes

Relacionados

Sobre o autor